Portugal 25 de novembro de 2012

Cidadezinhas portuguesas

Já estou há quase três meses aqui em Portugal, e nesse tempo já tive o privilégio de conhecer várias cidadezinhas lusitanas adoráveis. Escrevi sobre Aveiro e Figueira da Foz em posts passados. Agora vou falar um pouco de outras cidades que conheci (embora eu não tenha passado muito tempo na maioria).

Leiria

Em Leiria fui para o Castelo de Leiria, que é a maior atração da cidade. É bem lindo ver esse castelo medieval lá no alto, contrastando a paisagem urbana com o antigo, cercado por árvores e natureza.

Gostei da visita pelo ambiente medieval. O castelo também tem exposições com réplicas de espadas, escudos e todas essas coisas que a gente vê em filmes sobre a Idade Média.

A cidade vista do castelo!

Fátima

pela lente dos meus óculos

A mais conhecida cidade católica em Portugal, a.k.a Aparecida do Norte portuguesa. Fátima ganhou fama mundial quando, em 1917, a Virgem Maria apareceu aos pastorinhos, na forma de Nossa Senhora de Fátima.

No mesmo dia visitei Leiria, Fátima e Mira D’Aire. Por isso fiquei pouco tempo em cada cidade e só tive tempo de visitar o Santuário de Fátima.

O santuário é realmente muito grande, e é bem bonito. Mas, confesso que achei que teria algo de diferente, por ser tão popular. Existem igrejas em todo o canto de Portugal, e arquiteturas incríveis, mas Fátima tem um visual mais “clean”.

Fica a 25 km de Leiria, então vale a pena visitar as duas cidades!

Mira de Aire

Mira de Aire é uma freguesia portuguesa, fica bem próximo de Fátima (15 km). A maior atração são as Grutas de Mira D’Aire, que são as maiores de Portugal.

As grutas são lindíssimas, só achei a luz artificial extremamente colorida meio forçada, haha. De qualquer maneira o passeio vale a pena!

Barcelos

Os galos típicos de Portugal surgiram graças a uma lenda em Barcelos. A cidade tem estátuas de galos espalhados por toda a parte! De acordo com a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, e não sabiam quem tinha o cometido. Certo dia, surgiu um homem suspeito.

As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento de uma promessa.

Ele afirmou ao juiz que era tão certo ele ser inocente quanto um galo assado voltar a vida quando ele fosse enforcado. E quando ele seria enforcado, o galo cantou. O galego viveu e alguns anos mais tarde, teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.

Arcos de Valdevez

Achei a cidade bem bonitinha, apesar de não ter ficado muito tempo lá.

Visitei algumas igrejas e vi a praia fluvial da cidade. A maior atração é o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, que começou a ser construído no fim do século XVIII e tem escadarias gigantescas (nem tive tempo de descer e subir tudo, haha).

As escadarias tem cerca de 300 metros e o santuário tem 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.

Acredita-se que neste local tenha existido uma pequena ermida construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda, cujo culto foi crescendo e motivou a construção do santuário.

Lindoso

na estrada, indo pra Lindoso (:

Lindoso é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponte da Barca. Fui para lá ver o Castelo de Lindoso, mas ele já estava fechado. Mesmo por fora ele é bem bonito!

Espero que tenham gostado! Em breve tem mais cidades (:

Beijocas lusitanas

Comentários

comentários

Você pode gostar também

Sem comentários

  • Reply lealamode 25 de novembro de 2012 at 14:43

    uma cidade mais incrível que a outra, meldels

    • Reply Maria Santina Ferreira 25 de novembro de 2012 at 18:57

      Estamos conhecendo um pouquinho de Portugal através de ti. Aproveite o máximo e nos conte todos os detalhes… Beijokas…

    Deixe seu comentário