Argentina 23 de junho de 2017

Buenos Aires: conheça o lindíssimo Rosedal de Palermo

Na última semana estive em Buenos Aires. Fazia bastante tempo que queria conhecer a cidade, seus cafés, parques, edifícios, as cores do Caminito… E, de fato, fiquei apaixonada! A cidade é lindíssima, culturalmente rica e cheia de surpresas. Nas próximas semanas irei postar uma série de roteiros, dicas e fotografias por aqui!

Dediquei uma tarde toda para passear pelo Parque 3 de Febrero, conhecido também como os Bosques de Palermo. Esse é o espaço verde mais importante e representativo da capital argentina. Dentro dele estão quatro lagos artificiais – Lago Regatas, Lago del Rosedal, Lago del Planetario e Lago Victoria -, o Jardim Botânico, o Jardim Japonês, o Planetário Galileu Galilei (estava fechado para reformas quando eu fui) e o Rosedal de Palermo, que é o tema deste post!

O Rosedal de Palermo

Projetado pelo paisagista e agrônomo Benito Carrasco, o Rosedal abriga mais de 18 mil rosas de 93 espécies diferentes. É impressionante ver essas flores com tantas tonalidades e tamanhos diversos!

Em 2012, o parque festejou seu centenário (1914-2014) e foi reconhecido com o prêmio internacional “Garden Excellence Award” (Jardim de Excelência). O prêmio é concedido anualmente pela Federação Mundial das Sociedades de Rosas (WFRS).

As melhores épocas para visitar o Rosedal são durante o verão e a primavera, e como fui no inverno pensei que talvez fosse encontrar o parque com poucas rosas. Felizmente não, ele estava lindíssimo! Fiz a visita em uma quinta-feira e estava muito tranquilo, com pouco movimento. Fiquei com vontade de passar a tarde toda ali, sentada em um banquinho lendo e sentindo o cheirinho gostoso perfumado do lugar.

Além da área dedicada ao cultivo de rosas, o bosque possui um lago, que é cruzado pela Puente Blanco, uma ponte de estilo grego; uma coleção de bustos de poetas e escritores famosos – entre eles Dante Alighieri, Jorge Luis Borges, Antonio Machado, Federico García Lorca e Alfonsina Stornie – e o Patio Andaluz, um lindo pátio construído em 1929 e doado pela cidade de Sevilha.

Para tornar a visita ainda mais linda: o acesso é livre e gratuito!

Horários

Verão (22 de setembro a 21 de abril): das 8 às 20hs, entrada até às 19hs. Fechado às segundas-feiras.

Inverno (22 de abril a 21 de setembro): das 8 às 18hs, entrada até às 17hs. Fechado às segundas-feiras.

O Rosedal poderá estar fechado em dias de mau tempo (ventos fortes, chuva, chuviscos persistentes), por razões de segurança, e em feriados.

Localização e acesso

Várias linhas de ônibus param próximo ao local, entre elas: 12, 15, 29, 36, 37, 39, 41, 55, 57, 59, 60, 64, 67, 68, 93, 95, 102, 108, 111, 118, 124, 128, 130, 152, 160, 161, 166, 188. A linha de metrô que serve o local é a D (Estação Plaza Italia).

Confira mais informações no site oficial de Buenos Aires.

Comentários

comentários

Você pode gostar também

Deixe seu comentário