No último post, falei sobre o maravilhoso Rosedal de Palermo. Agora, vou falar sobre o Jardim Botânico de Buenos Aires, outro parque que faz parte da área conhecida como Bosques de Palermo – o espaço verde mais famoso de Buenos Aires! Passei uma tarde toda passeando pelos bosques. É uma delícia aproveitar a calma e a beleza dessa região de Palermo!
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Buenos Aires foi inaugurado em 1898 e é considerado Monumento Histórico Nacional por seu caráter cultural e natural. No local se encontram mais de 5.500 espécies de árvores e plantas nativas e de diferentes regiões do mundo. A natureza se une à arte e arquitetura: há fontes e dezenas de esculturas espalhadas por todo parque.
O que mais me chamou a atenção foram as cinco estufas (chamadas de invernáculos), inspiradas na art nouveau. A principal, de 35 metros de comprimento e 8 metros de largura, ganhou diversos prêmios internacionais por sua arquitetura e design.
Cada estufa protege um tipo de planta diferente, como suculentas, bromélias e orquídeas.
O parque foi desenhado pelo arquiteto e paisagista franco-argentino Carlos Thays. Durante os anos que foi diretor de Parques e Passeios da Cidade de Buenos Aires (1892-1898), Thays viveu com a família na mansão de estilo inglês que é o edifício central do local.
Os visitantes têm livre acesso à Biblioteca Botânica, que conta com 1.000 livros e 10.000 publicações de todo o mundo.
A entrada é gratuita!
Horários
Horário de verão (22 de setembro a 21 de abril): Terça a sexta-feira das 8h às 18h45. Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 18h45. Fechado às segundas-feiras.
Horário de inverno (22 de abril a 21 de setembro): Terça a sexta-feira das 8h00 às 17.45 pm.
Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17.45 pm.
Localização
O Jardim Botânico fica localizado em frente ao antigo Zoológico, fechado em 2016, e à Praça Itália. A entrada principal é pela Av. Santa Fe, 3951.
Visitas guiadas
Todos os sábados, domingos e feriados são realizadas visitas guiadas, às 10h30 e 15h. Não é necessária inscrição prévia! Nesses mesmos dias são realizadas visitas à estufa principal, às 16h30.
Confira mais informações no site oficial de Buenos Aires.
Está indo pra Buenos Aires? Tem dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário!