A Colônia do Sacramento – ou Colonia del Sacramento, em espanhol – é uma cidade super charmosa no Uruguai. É a cidade uruguaia mais próxima de Buenos Aires, que está na outra margem do Rio da Prata. Por esse motivo, muita gente que viaja para a capital argentina faz um bate e volta para a Colônia. Esse foi o meu caso! Reservei um dia para conhecer as belezas do local. A travessia de barco (buques) desde Buenos Aires é rápida, dura aproximadamente uma hora. Passei um dia inteirinho passeando pela cidade, provando delícias em cafés e tirando muitas fotos!
As antigas luminárias amarelas estão por todo o centro!
Na chegada: desayuno, claro!
A Colônia é a única cidade das Américas que não pertence ao Brasil que foi colonizada por Portugal. Fundada em 1680, transformou-se em um importante ponto militar e comercial. Mais de três séculos depois, podemos conhecer uma parte desse passado caminhando pelas ruas de pedra do Centro Histórico da cidade. A área, que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, preserva muitas edificações seculares: fortificações, praças, igrejas e um farol.
Outono com cara de outono ♥
Comprei a passagem para a Colônia do Sacramento para o primeiro horário disponível do dia, às 8 horas, e a volta para às 20h45. Como a orientação é se apresentar no terminal de embarque com uma hora de antecedência, escolhi esse horário de volta porque queria ver o pôr do sol às margens do Rio da Prata – já tinha visto em fotos como era lindo! Porém, o dia estava bem nublado, e o entardecer não foi colorido como eu gostaria. Por isso, se houvesse essa possibilidade, gostaria de ter voltado mais cedo para Buenos Aires. Acho que uma manhã e uma tarde, ou uma tarde inteira já são suficientes para a cidade!
Fui para a Colônia sozinha – o que foi bem legal! -, e achei o clima da cidade super romântico, o que me fez pensar no quanto é uma cidade perfeita para casais. Há várias opções de cafés e restaurantes muito bacanas para um encontro apaixonado.
Matando a vontade de comer churros!
A Calle de Los Suspiros é uma das ruas mais antigas da Colônia. Tipicamente portuguesa, ela é bem estreita e possui a pavimentação original. Existem muitas lendas sobre a origem do nome da rua, que envolvem histórias de amor, prostituição e crimes.
Não dá pra entrar em uns jardins lindos, então a gente tira foto pelas frestas, hihi.
Calle de los Suspiros
É possível subir o Farol da Colônia do Sacramento e apreciar a vista da cidade e o Rio da Prata!
Além dos pesos uruguaios, os estabelecimentos da Colônia também aceitam reais e pesos argentino. Acabei levando apenas os pesos argentinos que já tinha, e, em geral, achei a cidade mais cara que Buenos Aires.
Se você for passar vários dias em Buenos Aires – ou se estiver em Montevidéu, que está a cerca de 180km de distância -, recomendo muito conhecer a Colônia do Sacramento!
Transporte de Buenos Aires para a Colônia do Sacramento
Comprei as passagens com antecedência pela internet pela companhia Seacat Colonia e gostei bastante do serviço de transporte. Escolhi a empresa porque tinha os melhores preços e bons horários! O trajeto foi rápido e a embarcação era ok. As outras empresas que fazem o percurso são a Buquebus – tem buques rápidos, de 1 hora de viagem, e lentos, de 3 – e a Colonia Express, que só tem buques rápidos.
Tem outras sugestões do que fazer na Colônia do Sacramento? Deixe seu comentário!
Não esqueça de seguir o De Volta à Madeira nas redes sociais: Instagram ♥ Facebook