Morei por mais de vinte anos no Capão da Imbuia, um bairro bem tranquilo em Curitiba que tem como a principal atração o Bosque do Capão da Imbuia. A capital paranaense tem muitos parques lindos e famosos entre curitibanos e turistas, e como esse bosque é pequeno e não tão central, acaba não recebendo tantas visitas como outras áreas verdes da cidade.
Porém, esse bosque não tão conhecido é extremamente bonito – e muito especial para mim. Fui incontáveis vezes, desde que era criança. Ao contrário dos parques mais populares da cidade, o bosque costuma ser bem silencioso, ótimo para caminhar, sentir o cheirinho bom da mata, ouvir os sons dos pássaros e observar as cutias que sempre aparecem por lá, entre as folhas. É uma delícia andar bem devagar, descobrindo os sutis detalhes da natureza.
No local, há uma trilha de aproximadamente 400 metros percorridos mata adentro. Gosto da sensação de estar lá dentro, no meio da floresta densa de araucárias, árvores seculares e imbuias que dão nome ao bairro.
Ao longo da trilha, há placas que indicam informações sobre plantas da mata nativa. Antigamente – lembro disso da minha infância! -, ao longo desse percurso havia redomas de vidro com animais empalhados. Com a criação do Museu de História Natural no local, eles foram transferidos para o interior do prédio. A visita ao museu também é muito interessante.
Neste post, coloquei algumas fotografias mais antigas que fiz do bosque e outras mais recentes – no passeio que fiz como uma “despedida” do bairro em que morei até o mês passado. Obviamente, quero continuar voltando ao bosque muitas outras vezes!
Curiosidade: De acordo com Francisco Cardoso, em seu livro “Árvores de Curitiba”, a árvore mais velha da capital paranaense é uma Imbuia localizada dentro do bosque, que tem centenas de anos.
Recomendo muito o passeio para curitibanos e para quem está de passeio pela cidade. 🙂
Foto que fiz da minha linda prima Karen no bosque.
Localização e horário
O Bosque do Capão da Imbuia e Museu de História Natural funcionam de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita!
Vai de ônibus? O Interbairros ll para na frente do bosque!
R. Prof. Nivaldo Braga, 1369
Siga o De Volta à Madeira nas redes sociais e não perca nenhum post: Instagram ♥ Facebook
2 Comentários
Que POST mais verdinho! Ameiii
<3