Sobre

Olá! Meu nome é Stephanie D’Ornelas, mas pode chamar de Steh. Moro em Curitiba e criei o De Volta à Madeira em 2012, um pouco antes de eu ir morar em Coimbra, uma cidade encantadora de Portugal. Vivi lá por um ano, entre 2012 e 2013. Desde lá muita coisa mudou: me formei em jornalismo, me apaixonei ainda mais por fotografia, viajei para muitos outros lugares… e o blog sempre continuou ocupando um espacinho especial no meu coração!

Aqui eu escrevo sobre minhas viagens, descobertas, lugares bacanas que conheço em Curitiba e pelo mundo!

Onde tudo começou

Desde que entrei no curso de jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2010, pensava em fazer mobilidade acadêmica. Esse era um sonho bem antigo. Sempre quis ir para outros países (outros universos!) viajar e descobrir pessoas, cidades e culturas! E também estudar e conhecer uma nova universidade completamente diferente da minha – embora a gente aprenda muito mais com as vivências de morar longe.

Depois de alguma burocracia, entrevista, documentos e assinaturas, fui aprovada para estudar na Universidade de Coimbra, por um semestre (mas a paixão pela cidade foi maior e acabei ficando mais seis meses, hehe). Coimbra é uma cidade adorável de Portugal, pequena e que gira em torno dessa universidade secular (e linda!). É conhecida como a cidade dos amores. E sim, amor Coimbra tem de sobra.

Escolhi estudar em Portugal porque:

a) Lá se fala português. Mas, acredite, se você for estudar lá vai treinar mais inglês do que se imagina. Coimbra tem muitos estudantes de outros países!
b) Portugal é um dos lugares mais baratos para se viver na Europa.
c) Tenho vários parentes portugueses, a maioria na Ilha da Madeira. Foi lá que meu avô nasceu, e por isso consegui cidadania portuguesa. Sempre tive muita vontade de conhecer as terras lusitanas do meu passado e presente!

De volta à Madeira…

Quando era adolescente li De volta a Istambul, que se tornou um dos meus livros favoritos. É a história de uma menina que vai até a Turquia para descobrir o seu passado e entender o seu presente, pois seu pai tinha nascido em Istambul, mas muitos mistérios cercavam a vida dele (graças a minha amiga Letícia conheci esse livro mágico!).

Meu avô Gregório veio de Portugal para o Brasil aos 25 anos. Ele nasceu e cresceu na Ilha da Madeira, que é um dos lugares mais lindos do país, na minha opinião. Sempre quis conhecer Portugal também para conhecer mais sobre a história da minha família e do meu passado. Isso acabou me lembrando muito o livro que foi a inspiração para o nome do blog!

6 Comentários

  • Reply Letícia manosso 5 de setembro de 2017 at 23:04

    Olha eu citada, que honra s2

    • Reply Stephanie 6 de setembro de 2017 at 00:34

      Tá desde o início do blog! hihi <3

  • Reply daiana de lima 26 de março de 2015 at 22:36

    Nossa,parabéns pelo blog ele é o melhor que eu já li em um mês! se tudo der certo,vou em 2016 pra Coimbra fazer jornalismo,espero me apaixonar assim como todos dizem que se apaixonam por lá. Obrigada por fazer esse blog que está me ajudando tanto. Sucesso na carreira! Felicidades

  • Reply Metade brasileiro, metade português | De volta a Madeira 5 de fevereiro de 2014 at 02:59

    […] sobre o blog […]

  • Reply Davi Reis de Jesus 21 de outubro de 2013 at 00:55

    Ótimo blog, um dos mais jovens, inteligentes e charmosos que já achei (olhe que vejo vários e poucos me agradam) talvez por em 2015 (se tudo der certo) está indo à Coimbra para estudar Filosofia… estou pegando várias dicas, obrigado, continue fazendo posts, um abraço filosófico (aquele que é seguido de alguma frase de algum pensador…)!

  • Deixe seu comentário