Passei a Páscoa no lugar mais lindo de Portugal, a Ilha da Madeira. É, o lugar que deu nome ao meu blog.
Foram dez dias que me fizeram muito feliz. Encontrei pessoas muito queridas, e conheci muita gente linda da minha família que vive deste lado do oceano.
Porto Moniz
No fim dos anos 40, pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial, eram tempos difíceis na Madeira. Por causa da guerra, poucas empresas de países europeus (e mesmo Portugal) se atreviam a atravessar o oceano para ir até a ilha levar produtos que não eram produzidos lá e comida. Ou seja, a agricultura era a única forma de sobreviver sem morrer de fome.
Nesse período, muitos madeirenses imigraram, principalmente para Moçambique, Venezuela, Austrália e Brasil. Bem, meu avô Gregório foi um dos madeirenses que acabaram indo para nossa terrinha brasileira amada. Na Madeira, ficaram muito de seus irmãos, que também tiveram filhos, netos… Muitos portugueses queridos que tive o prazer de conhecer.
Tia Margarida, minha guia de Funchal
Tios-avós fofos!
Bernardino e Joaninha
Toda a família no Cabo Girão (e muito, muito nevoeiro)
Tenho os primos portugueses mais lindos (:
As ilhas
A Ilha da Madeira é a principal ilha do arquipélago da Madeira. As outras ilhas são Porto Santo (é bem menor, mas bem turística também), as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens – as duas últimas são inabitadas. A Ilha da Madeira é dividida em Funchal (a capital), Santana, São Vicente, Machico, Santa Cruz, Porto Moniz, Ponta do Sol, Ribeira Brava, Calhota e Câmara de Lobos.
Apesar de parecer pequena, a ilha é MUITO montanhosa, então para ir de uma ponta da ilha a outra de carro você vai levar umas duas horas. Aliás, carro é meio que fundamental para se deslocar lá. Se você for turistar com amigos, recomendo que aluguem um carro. Ou vão de táxi, pois o ônibus não chegam a todos os pontos lindos da ilha.
As partes da ilha que mais gostei foram Santana (meu vô nasceu lá!), Funchal e Porto Moniz.
Porto Moniz tem as praias mais lindas, na minha opinião. São várias piscinas naturais e a água é de um azul escuro cristalino que nunca tinha visto na vida. Algumas fotos de lá:
Cachoeira (ops, aguadalto em madeirense) Véu da Noiva
Ilhotas místicas
Funchal, a capital da ilha, é bem mais urbanizado do que o resto da Madeira, que é extremamente agrícola e florestal. É uma cidade adorável. Adorei passear por Funchal e descobri que existe um iate dos Beatles lá (!), que foi transformado em restaurante.
Centro de Funchal
Vista de Funchal lá do alto
Esse iate pertencia aos Beatles. Depois de um acidente nas Ilhas Canárias, ele foi comprado e levado para Funchal em 1984, ao invés de se tornar sucata. Hoje é um restaurante bem alternativo (:
Quero muito voltar para a Madeira no verão! É simplesmente incrível.
Uma dica: subam o Pico Ruivo, a vista é fantástica!
Então, se você quer viajar por Portugal e ir para um lugar bucólico, com muita natureza, trilhas e praias paradisíacas, fica a dica.
É possível voar para a Ilha de Madeira de EasyJet (às vezes te umas promoções bem bacanas!) e TAP, saindo de Lisboa.
Abraços lusitanos!
Sem comentários
[…] » Ilha da Madeira […]
Muitos parabéns Ste pela excelente propaganda que estás a fazer a estas ilhas fantásticas. Acima de tudo demonstras que aprendeste um pouco da ilha. Mas ainda há muito mais a descobrir!