Dicas de viagem Portugal 15 de maio de 2013

Évora

O que você diria sobre uma capela feita com ossos humanos? Ou de uma ruína romana no meio de uma cidade portuguesa? Bizarro, não? Évora reúne essas e muitas outras atrações que atraem milhares de turistas todos os anos.

Além de abrigar vários monumentos curiosos, é uma cidade linda na região encantadora do Alentejo.

A cidade de Évora, e sua região circundante, tem mais de dois milênios (!) de idade e é a única cidade portuguesa membro da rede de cidades europeias mais antigas.

A área da atual cidade foi habitada por romanos, que deram o nome de Évora a cidade. Depois ela foi invadida por muçulmanos, em seguida foram os mouros… Enfim, foram muitos os grupos de pessoas ao longo dos séculos que foram modificando a cidade, deixando traços visíveis até hoje.

Primeiro vou falar de um dos monumentos mais conhecidos e curiosos de Évora: a Capela dos Ossos.

Ela fica na Igreja de São Francisco e foi construída no século XVII por três monges que pretendiam que as pessoas que visitassem o local refletissem sobre a transitoriedade da vida. Logo na entrada, você dá de cara com a seguinte frase na porta: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

Confesso que não e senti muito bem lá dentro, achei o clima pesado, haha.

Outro marco famoso da cidade (menos assustador) é o templo romano de Évora. Ele é um símbolo da presença romana no território português.

O templo foi construído no século I d.C. e modificado nos séculos II e III. No século V a cidade foi invadida por germânicos, que destruíram o templo. O que restam hoje são suas belas ruínas.

A Catedral de Santa Maria (Sé de Évora) é uma atração menos conhecida, mas foi o que eu mais gostei de visitar. Principalmente pelo claustro, que é um ambiente bem pacífico e bonito.

A Sé de Évora faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1988, com a designação de Centro Histórico de Évora.

Vista da catedral a partir do claustro

Évora tem muitas coisas interessantes a serem exploradas. Infelizmente não fiquei muito tempo lá, e quando estava anoitecendo eu e o Rafael (que estava me visitando do Brasil, yey) andamos aleatoriamente pela cidade.

Mais algumas fotos aleatórias do passeio:

Catedral

Crise, everywhere.

Espero que tenham gostado!

Abraços lusitanos

Comentários

comentários

Você pode gostar também

Deixe seu comentário