Escócia 26 de maio de 2013

Roteiro: 4 dias na Escócia

Depois de muitos posts sobre Portugal, vou falar sobre uma viagem que eu fiz para Escócia, o país das saias xadrez, gaita de foles e whisky.

Foram só quatro dias (estava fazendo um mochilão de duas semanas, depois fui pra Irlanda e Inglaterra), e se pudesse teria passado muito mais tempo lá, para conhecer Glasgow e Edimburgo melhor.

E falando em Edimburgo: é uma das cidades mais lindas que já vi, você se sente em um filme. Não sei como não é tão famosa como Paris ou qualquer outra cidade popular da Europa. Escoceses altos e elegantes falando inglês com sotaque escocês completam a atmosfera cinematográfica (:

Casinhas vistas do Castelo de Edimburgo

Fiz um roteiro para passar um dia em Glasgow, dois em Edimburgo e um nas Highlands para facilitar a viagem com meus amigos.

O post está bem grande, mas esse é o roteiro completo que usei (não fiz tudo pela falta de tempo e cansaço), espero ajudar que está pensando em ir lá e está perdido sobre como começar.

Avião

Se você vai sair de Portugal, o jeito mais barato que encontrei de ir pra Glasgow é indo por Faro (sul de Portugal) pela Ryanair. Mas de Coimbra até Faro são 7 horas de ônibus, então pode ser bem cansativo. Além disso, a viagem de ida e volta de autocarro pra Faro soma mais 50 euros.

Dia 1: Glasgow

Se você for de Glasgow pela Ryanair, vai chegar pelo aeroporto de Prestwick, localizado a 51 km da cidade. O aeroporto é ligado à cidade por ônibus e trem. Fui de ônibus e não precisei esperar muito no aeroporto, eles partem e chegam a cada 30 minutos. Se você resolver ir de trem, guarde alguma confirmação do voo para ganhar desconto de 50% no bilhete. Se precisar de táxi, eles estão disponíveis 24 horas.

Cheguei em Glasgow de manhã e fui para Edimburgo no fim da tarde. Dá pra ir de uma cidade pra outra pela empresa Megabus, a passagem é cerca de 4 libras, e a viagem dura um pouquinho mais de uma hora (sugiro comprar antes, pela internet!).

Fiz um roteiro completo para Glasgow (a maior cidade da Escócia e terra do Franz Ferdinand ♥), mas fica meio corrido para fazer em um dia. Então pode ser considerado para dois dias lá, se você quer ter tempo de conhecer mais coisas e com calma.

O que visitar em Glasgow:

Sem título

• A Glasgow Cathedral é uma catedral medieval bem linda. Fica na rua Castle Street, G4.

• Ok, é um cemitério, mas nesse quesito o The Necropolis é bué da fixe, acreditem. É um cemitério vitoriano, com várias estátuas e monumentos. Fica na frente da Catedral de Glasgow (28/32 Cathedral Square).

• A Buchanan Street é a maior e principal avenida de Glasgow, só para pedestres.

• A construção da Glasgow School of Art é famosa e foi feita pelo arquiteto Charles Rennie Mackintosh, o “Gaudí” de Glasgow. (167 Renfrew Street)

• Depois desse trecho, dá para dar uma paradinha para comer algo no Merchant City, que foi construído entre os séculos 18 e 19.

• Um dos lugares mais incríveis da cidade é o Kelvingrove Art Gallery and Museum, lindo demais! (Argyle Street, Glasgow G3 8AG). Obras famosas de Monet e Dalí. Fica aberto só até as 17h! Depois dá para passear no Kelvingrove Park, em frente ao museu.

Vista de Glasgow a partir do Kelvingrove Park

• Do Kelvingrove uma boa ideia é ir ao West End, que tem sido um terreno fértil para artistas, escritores e músicos. Chegamos lá atravessando o parque. É próximo da universidade (que é deveras linda e vale uma visita também!)

• Sobrando tempo é possível ir ao Tenement House (145 Buccleuch Street). Os Tenements serviram de moradia para muitos habitantes de Glasgow a partir da segunda metade do século 19 – muitos moradores ainda vivem nesses complexos.

• Para fechar a noite ou fim de tarde uma boa opção é a Ashton Lane, a rua dos bares.

Dia 2: Edimburgo

Se você for de Glasgow para Edimburgo de Megabus, certamente terá que pegar o ônibus na Buchanan Bus Station (10 Killermont Street, G2 3NW). A chegada em Edimburgo é na Edinburgh Bus Station, que fica na 26 Elder Street.

Edimburgo é uma cidade pequena, então da fácil para ir caminhando para todos os lugares. No primeiro dia nos concentramos no centro da cidade.

• Começamos o passeio pelo Castelo de Edimburgo (14 libras, os portões abrem às 9h30), o principal símbolo da Escócia. Lá, além das Jóias da Coroa e a Pedra do destino (lugar onde aconteciam as coroações dos Reis Escoceses), também podemos ver o Royal Palace, que é onde ficam os aposentos reais e o quarto onde nasceu o futuro Rei James IV e I.

• Saindo do Castelo, seguindo pela Royal Mile, no lado direito já vemos o Scotch Whisky Experience, o único “museu” sobre o principal produto escocês, o Whisky. O tour é bem bacana, eu recomendo. Você aprende a maneira como os diferente whiskies são preparados e no fim ainda tem prova de diferentes bebidas e ganha um copo bacana. Fiz o “The Silver Tour”, custou pouco mais de 10 libras.

• Um pouquinho depois do Scotch Whisky Experience está a Camera Obscura. Sério, não perca isso. São quatro andares com várias ilusões de ótica loucas, incluindo um labirinto todo feito de espelhos e um túnel em que você entra e pensa que está girando (mesmo estando parado). Além da própria câmera obscura, que é fantástica. É como se você estivesse dentro de uma máquina fotográfica gigante.

• Depois disso dá para ir ao Museu Nacional da Escócia, tem uma vasta coleção de objetos de muitas partes do mundo, além de contar um pouco da história do país através de alguns objetos encontrado ao longo dos séculos. Mas o principal destaque mesmo fica por conta da Ovelha Dolly, que foi clonada lá mesmo na Escócia. A entrada é gratuita!

• Para os fãs de Harry Potter: perto do museu seguimos para o The Elephant House, lugar onde a escritora J.K Rowling começou a escrever os livros do Harry Potter. O lugar é bem legal, mas como não comi lá não sei se é muito caro. Mas os garçons já estão bema costumados com turistas que entrar lá só para conhecer e tirar fotos. O café é bem alternativo, com elefantes por todos os lados. O banheiro é muito divertido, cheio de recadinhos que os pottermaníacos deixaram por lá.

• Hora de comprar whisky! Voltemos para a Royal Mile. Lá existem lojinhas ótimas com bebida, roupas escocesas típicas (não são muito baratas, infelizmente) e souvenirs em geral! Não deixe de reparar nos “closes”, as pequenas passagens que ligam a Royal Mile a ruazinhas estreitas com lugares misteriosos e inesperados. A Royal Mile é o nome popular para a sucessão de ruas que formam a principal via do centro histórico de Edimburgo.

Robertita <3

• Outros locais interessantes para visitar pertinho da Royal Mile: a Galeria Nacional da Escócia, o The Mound e a Princes Street, uma das principais ruas arteriais de Edimburgo e o principal centro de comércio. É lá que está o Scott Monument, um dos símbolos de Edimburgo.

• A noite participamos de um Ghost Tour (não lembro a empresa!), um passeio pela cidade em que o guia nos leva para vários lugares interessantes e conta lendas e segredos da cidade. Recomendo muito!

Dia 3: Edimburgo

Eu passei o Natal na Escócia, por isso muitas atrações da cidade estavam fechados no dia 25, como o Palácio de Holyrood, Castelo de Edimburgo, Museu Nacional da Escócia, Museu de Arte Moderna e a Galeria Nacional da Escócia. Então resolvemos fazer um passeio ao ar livre! (:

17

• O Arthur’s Seat fica a um quilômetro do castelo e tem a melhor vista da cidade. O parque tem 260 hectares, mas para ver a cidade do alto basta pegar uma das trilhas e ter fôlego para subir, subir, subir até onde o angulo da vista estiver do jeito que você deseja. De lá dá para ver o Palácio, o Castelo, a Calton Hill, o controverso parlamento, enfim quase a cidade toda!

• Depois dá pra ir a pé para o Palácio de Holyrood. Ele serviu como principal residência dos Reis e das Rainhas da Escócia desde o século XV e é bem bonito (Canongate, Midlothian EH8 8DX).

• Ao lado, está a Queens Gallery, com exposição de quadros e obras da realeza e uma lojinha de souvenirs.

• Lá perto está a Abadia de Holyrood, uma abadia construída por David I da Escócia em 1128 e da qual hoje restam ruínas. É lindíssima! (81 Holyrood Rd)

• É mais longe, mas dá para ir ao Castelo Lauristan, que tem uma vista linda. (2 Cramond Road South)

• À noite uma boa ideia é ir para a Rose Street, que é a rua dos pubs! Pubs escoceses são muito amor.

Dia 4: Highlands

As Highlands são uma zona montanhosa do norte da Escócia. No inverno as montanhas ficam todas cheias de neve, a paisagem é lindíssima! A atração mais conhecida nas Highlands é o Lago Ness, aquele laguinho negro muito conhecido onde vive um monstro.

click

Várias companhias de viagem fazem excursões de um dia para as Highlands. Ao longo do percurso o guia explica várias coisas da história da Escócia, é bem interessante. Fomos com a companhia Gray Lines, na época foi a viagem mais barata que encontramos na internet.

Tivemos problema na hora de pegar o ônibus porque ficamos esperando no lugar errado, então de preferência ligue e confirme o local um dia antes.

Fotos desse passeio lindo (e um prêmio para quem achar o monstro do Lago Ness, mais conhecida como Nessy):

Highlands

Um dos símbolos das Highlands são os bisões. Achamos esse de pelúcia, super fofo!

Lago Ness

Espero que tenham gostado do post!

Abraços lusitanos-escoceses (:

Comentários

comentários

Sem comentários

  • Reply Lisiani Fuhr 13 de fevereiro de 2014 at 23:25

    Nossa!!! Adoramos seus recadinhos e dicas para a Escócia. Muito obrigada! Vamos em setembro e nos motivou muito. bjão

  • Reply Metade brasileiro, metade português | De volta a Madeira 5 de fevereiro de 2014 at 02:59

    […] » Roteiro: 4 dias na Escócia […]

  • Reply Fabrício 19 de janeiro de 2014 at 21:50

    Adorei seu post !!!! Me ajudou muito !!!

  • Reply Senyr 25 de novembro de 2013 at 01:59

    Mto bom seu post. Ajudou-me bastante.

  • Reply devoltaamadeira 15 de setembro de 2013 at 17:21

    Não conheço a Holanda, Kátia, mas posso garantir que a Escócia é demaaais <3

  • Reply Kátia Rios 15 de setembro de 2013 at 13:42

    Amei seu post!! Vamos em novembro pra Londres e estamos decidindo outro local, muito empolgada com a Escócia depois de ler seu post… Ficaremos 6 dias em Londres e outros 6 estamos decidindo entre Holanda ou Escócia 😉

  • Deixe seu comentário