É, já estamos em fevereiro. Mas ainda é tempo para lembranças boas do ano que passou!
Foi difícil refletir sobre meu 2013. Principalmente porque ele ficou bem dividido dividido entre Portugal e depois de Portugal. Em antes de julho e depois de julho – o mês em que eu voltei pro Brasil. Entre bolinho de bacalhau e arroz e feijão. Entre planejar viagens e começar a pensar no TCC.
É até difícil pensar que tantas coisas diferentes aconteceram no mesmo ano. Demorei um bom tempo para cair na realidade e perceber que, bem, agora eu estava morando no Brasil de novo (sugestão de pesquisa para quem está voltando de um intercâmbio ou alguma outra experiência longa no exterior: síndrome do retorno). Metade do meu ano foi brasileiro, mas eu ainda estava num espírito bem português, de saudades e nostalgia. Tentando me acostumar a minha vida curitibana novamente.
E bem, mesmo com alguns momentos de saudades difíceis de aguentar (e de não saber quando poderei acabar com elas), posso dizer que meu 2013 brasileiro foi bem legal. Revi meus familiares e amigos queridos depois de meses querendo eles ao meu lado, trabalhei na Bienal de Curitiba e convivi com arte quase todos os dias, viajei e conheci um pouquinho mais do Brasil, conheci pessoas novas e me diverti bastante.
Desde janeiro até julho de 2013, quando meu ano ainda era português, posso dizer que realizei vários sonhos que tornaram meu ano muito especial. Alguns nem sabia que eu tinha. Fui lembrando de tudo nos últimos tempos e vendo como meu ano foi gigante e lindo. Fiz alguns gifs fofinhos (estou viciada em gifs) para tentar retratar um pouquinho de tudo!
London, frio e cia
Comecei o meu ano em Londres com amigos queridos! Visitamos lugares mágicos (depois da passagem pela Escócia e Irlanda), aprendi que mochilão no inverno é tenso (e que é ok aparecermos com a mesma roupa em todas as fotos, haha), comemos muito miojo e tiramos muitas fotos com céu cinza.
Madeira!
Realizei um antigo desejo de conhecer a Ilha da Madeira – a terra do meu avô, que deu origem ao título do blog (mais sobre isso aqui). Me apaixonei pela Madeira e quero voltar para aquela terrinha cheia de montanhas e mar o quanto antes! Conheci muitos parentes que se tornaram amigos e pessoas muito especiais na minha vida.
Snow
A primeira vez que vi neve foi na Serra da Estrela, em Portugal. Mas ok, isso não foi tão emocionante, porque quando eu fui para lá não tinha muita neve, que já estava derretendo com o sol que resolveu aparecer.
A primeira vez que pude sentir floquinhos de neve caindo em mim, que passei frio de verdade (o-maior-frio-da-vida) foi no mochilão que fiz pelo leste europeu, em que passei pela Polônia (Breslávia e Cracóvia), República Tcheca (Praga), Áustria (Viena), Hungria (Budapeste) e Eslováquia (Bratislava).
Foram dias muito ricos culturalmente e ainda conheci vários brasileiros massa que estavam morando em Portugal!
Berlin
Uma das viagens que mais gostei na vida foi quando fui para Berlin! Sempre sonhei em conhecer essa cidade por vários motivos, e ela se mostrou muito mais incrível do que eu poderia imaginar. É apenas o lugar mais alternativo em que eu já estive. Quero aprender alemão e ir morar lá, nem que seja por um tempinho!
Pizza, pasta e basta
2013 também foi o ano da minha primeira viagem-mochilão sozinha, para Roma!
Portugal
Bem, nem tem como eu escolher apenas algumas imagens para representar os momentos portugueses de 2013 – além da Madeira. Foram muitos amigos, festas, shows, músicas, noites típicas de Coimbra, fados e tunas. Foi nesse país que vivi muitos dos melhores momentos da minha vida, o que mais dizer?
Só tenho a agradecer por todas as pessoas que estiveram ao meu lado em 2013, de longe ou pertinho, me acompanhando e ficando ao meu lado. Também agradeço a todo mundo que passou aqui pelo blog! Minha ideia inicial era escrever só enquanto eu estivesse em Portugal, mas deixei de escrever sobre muitas experiências e viagens legais, então prometo continuar por aqui.
Vocês gostariam que eu escrevesse mais detalhes sobre alguma viagem em específico?
Sem comentários
Olá, boa tarde
sou curitibana como você,
estou indo estudar Direito na Universidade
de Coimbra pelo período de seis meses,
vou sozinha para lá e com toda certeza suas dicas estão
ajudando bastante, inclusive quanto ao hostel que era o que
eu já pensava em fazer.
Pode falar mais sobre a residência definitiva que
escolheu ficar após?
Obrigada.
Ola, Aline! Que bom que estão ajudando! Eu falo sobre o Be Coimbra aqui. Beijo!
ooooi, tudo bem? Sou catarinense, e to me aventurando em ir fazer faculdade de biomedicina na Universidade de Coimbra.. to com medo de me arrepender, de não me acostumar pois vou sozinha morar lá.. Aiii alguma dica? Algo tranquilizador? haha Obrigada! beijos
Ameei teus post’s
Oi, Mayara! Pode ficar tranquila que você não vai se arrepender! Coimbra é demais (: Quando você vai?
amei o post. daqui 1 ano havera um similar!
oi Stephanie! Gostei de ler o seu post!! realmente.. O intercâmbio é só nostalgia neh?! Mas é isso aí, bola pra frente que atrás vem gente…. quem sabe outro intercâmbio não pinta pra vc e pra mim?! um sonho!!
dica. Escreva mais sobre a viajem do leste Europeu…. me dê mais dicas de ônibus, trens, onde ficar, o que visitar e etc… hehehehe
bjokas