Chile 5 de julho de 2018

Um rolê místico no Valle del Elqui

Uma das melhores partes de viajar por bastante tempo é poder visitar locais com mais tranquilidade e ter certa flexibilidade no roteiro. Fiquei 22 dias no Chile com meu amigo Raony, e alguns dias estavam livres no nosso itinerário para que decidíssimos lá para onde seguir, o que descobrir. Quando estávamos em La Serena, pensamos em duas possibilidades: ir para o Valle del Elqui ou partir para Copiapó e conhecer a Laguna Verde e o Vulcão Ojos del Salado.

Pelas ruelas do místico povoado Pisco Elqui.

A segunda opção seria mais difícil, já que não tínhamos carro e teríamos que conseguir carona para esses locais. Acabamos nos animando mais com o Valle del Elqui, pelo fácil acesso de ônibus e recomendações de um amigo chileno que nos abrigou em sua casa em La Serena e que adora essa região.

O Valle del Elqui é um destino bastante procurado pelos chilenos, mas não é muito visitado por brasileiros. Essa região tem um dos céus mais claros do Hemisfério Sul, por isso há vários observatórios astronômicos em cumes de morros da área, como o Southern Astrophysical Research Telescope, o Observatório Gemini e o Observatório de Cerro Tololo. Lá será instalado também o Large Synoptic Survey Telescope, que deve entrar em operação em 2022.

A principal cidade do Vale é  Vicuña, onde nasceu a poeta chilena Gabriela Mistral, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 1945. Lá é possível conhecer o Museu Gabriela Mistral, gratuitamente. Tanto Mistral quanto Pablo Neruda são extremamente celebrados por todo o Chile. É muito bacana ver o reconhecimento que eles têm no país, com ótimos museus que preservam a memória de suas vidas. Porém, não fui a Vicuña: escolhemos ir direto para Pisco Elqui, um pequeno povoado bem no fim do Valle del Elqui.

Pisco Elqui é um dos destinos mais procurados pelos viajantes no Valle del Elqui. Em parte por suas belezas naturais: são montanhas, rios e muita natureza, além do belíssimo céu estrelado chileno. É também conhecido por ser um considerado um polo energético. Habitantes da região relatam já terem visto OVNIs e extraterrestres por ali.

Andando por Pisco Elqui, você verá várias placas que ofertam passeios turísticos. Eles partem dos mais tradicionais, como os astronômicos e visitas a pisqueras (produtoras de Pisco, a mais famosa bebida do país) até passeios de cunho exotérico, como tours que incluem conversas com anciões da cidade que falam sobre suas experiências místicas. Vimos até um tour para pisqueras clandestinas, que infelizmente não deu tempo de fazer. Porém, fizemos um passeio por alguns dos locais onde moradores afirmam que tiveram contato com extraterrestres. Fomos até a casa de uma senhora que nos relatou vários de seus contatos com os seres de outro planeta.

A moradora desta casa relatou já ter recebido várias visitas de extraterrestres ali.

Camping no meio do mato

Como nos preparamos com todos os equipamentos necessários para acampar no Deserto do Atacama, resolvemos ficar em um camping em Pisco Elqui também. Escolhemos o Camping Refugio del Algel, um lugar belíssimo cercardo por natureza.

O local é cercardo por montanhas e tem rios e lagos — tão lindos quanto gelados. Entrei na água em um dia de sol, e mesmo assim quase congelei (o gelo/neve das montanhas derrete e vai parar ali).

Foi no camping que senti o primeiro (e único) terremoto enquanto estive no Chile. Foi um tremor bem leve, até demorei pra entender o que era aquilo. Para os chilenos esses pequenos tremores são parte do cotidiano!

O camping tem churrasqueiras, perfeito para quem curte a vibe de cozinhar em acampamento!

Mas, se você busca facilidade, há alguns cafés e restaurantes bacanas pela vila. Mesmo sendo um lugar pequeno, há muitas opções vegetarianas. ♥ Acredito que o público alternativo que frequenta o vilarejo contribua para que haja tanta oferta.

No meio do caminho tinha um lago

No caminho de ida e volta de ônibus para Pisco Elqui, passamos pelo Embalse Puclaro, um lago artificial criado para melhorar a irrigação das terras agrícolas do Valle del Elqui. Achei lindo!

Se for para Valle del Elqui, aproveite o melhor da região: prove o Pisco, curta as paisagens lindas, aproveite a vibe mística e desfrute o prazer de observar o céu em um dos melhores lugares para isso no planeta!

Tem outras sugestões bacanas do que fazer no Valle del Elqui? Deixe seu comentário 🙂

Siga o De Volta à Madeira nas redes sociais e não perca nenhum post: Instagram ♥ Facebook

Comentários

comentários

Você pode gostar também

Deixe seu comentário