Brasil 22 de setembro de 2020

Visitando o Ekôa Park, em Morretes

Estou há mais de seis meses em casa, exceto pelas pouquíssimas vezes que saí porque não havia outra opção. Talvez, por isso mesmo, meu último passeio antes da quarentena tenha ficado marcado em mim de maneira ainda mais especial. Foi em março, quando eu e minha família passamos um dia no Ekôa Park, um paraíso ecológico em meio à Mata Atlântica.

Fotos do post: Stephanie e Nathan D’Ornelas

Localizado em Morretes, na região litorânea do Paraná, o parque é destinado ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional, por meio de cursos e oficinas. Para visitar, você compra o ingresso que dá o direito de acesso ao local, onde pode passar o dia fazendo trilhas e aproveitando o contato com a natureza.

O parque é cheio de intervenções artísticas que dialogam com o ambiente.
Servidos?

De acordo com o site do Ekôa, “o parque foi criado a partir da necessidade de proteger e preservar uma reserva de 238 hectares de Floresta Atlântica. Infelizmente, ainda é comum áreas protegidas por lei, mas sob a tutela privada, sofrerem com desmatamento irregular, invasão de posseiros, caçadores, palmiteiros entre outras ameaças”.

Acreditando no poder da transformação, o empreendimento foi idealizado para mudar esse cenário, agindo como um catalisador de novas oportunidades e disseminador de conhecimento”.

O Ekôa tem três trilhas no meio da mata, com níveis de dificuldade entre leve e moderado: a Trilha do Peabiru, que conta a história do caminho que ligou o Brasil ao Peru; a Trilha da Mata, que revela a dinâmica das interações do bioma e tem belas instalações artísticas; e a Trilha das Aves, que tem uma torre de observação de 15 metros de altura.

Meu irmão e a instalação fotogênica na Trilha da Mata!

Além das trilhas, o parque oferece arvorismo, tirolesa e bolha humana no lago, tudo pago à parte. No local também são realizados voos cativos de balão, mediante agendamento.

Indico chegar cedinho no Ekôa, para poder aproveitar todas as atividades com calma. Você pode almoçar lá mesmo, no ótimo restaurante Oka Gastronomia. A comida é maravilhosa! O cardápio é focado em pratos regionais, em sua maioria produzidos dentro do parque ou por produtores da região.

Dica: no dia do seu aniversário o ingresso é grátis! E durante o mês, você paga meia.

O parque é imenso! Pelo mapa dá para ter uma ideia disso:

Clique na imagem para conferir em tamanho maior.

Reabertura

O Ekôa Park reabriu em agosto, depois de quatro meses com as atividades suspensas. Para garantir passeios seguros neste momento, as visitas ao parque estão limitadas a 125 pessoas por dia e precisam ser agendadas.

Mal vejo a hora de voltar e ficar pertinho da natureza!

Comentários

comentários

Você pode gostar também

Deixe seu comentário