Brasil 4 de outubro de 2020

Buraco das Araras: uma cratera gigante no meio da natureza

O Buraco das Araras fica na parte rural do município de Jardim, no Mato Grosso do Sul, pertinho de Bonito. O passeio não tem as características das atrações mais famosas da região, que incluem flutuações, banhos de rio e cachoeiras. Lá, você vai para contemplar. Após uma trilha de 970 metros, que é bem tranquila, você chega a uma plataforma de observação que oferece um cenário único: uma imensa cratera, com cerca de 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade. Ela é cercada por uma natureza exuberante que é o habitat de centenas de araras vermelhas e outras aves

Como eu descobri durante o passeio, essa cavidade é chamada de dolina, que são depressões circulares em relevo de rochas carbonáticas, como mármores, calcáreos e similares. Essa formação geológica surge do desmoronamento do teto de uma caverna. Pelo que o guia contou no passeio, existem pouquíssimas dolinas com características similares às do Buraco das Araras no mundo! 

As visitas são feitas em grupos de no máximo 10 pessoas, sempre acompanhadas por um monitor local ou guia de turismo. A trilha e observação dura cerca de uma hora. Nós fizemos o passeio de manhã, almoçamos, e à tarde fomos fazer uma flutuação!  

O ecossistema da dolina é vasto e contempla várias espécies diferentes de animais. Como um casal de jacarés-de-papo-amarelo que vive no fundo do Buraco, embora ninguém saiba como é que eles foram parar lá. No nosso passeio, tivemos a sorte de ver uma cena inusitada: uma ave de rapina sobrevoando a dolina levando uma cobra nas suas garras!

Antes de virar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), unidade de conservação da natureza, a cratera era usada como área de desova. Com um binóculos ou com o zoom da câmera, dá para ver um dos carros que foram jogados lá embaixo no passado.

Como todos os passeios em Bonito, reservamos a visita antecipadamente por meio de uma agência de viagens — todos os passeios da cidade devem ser reservados obrigatoriamente por meio de uma. O preço das atrações são tabelados, então não há variação de preço entre as agências. Nós compramos o pacote com todos os passeios que queríamos pela Bonitour, que eu recomendo muito! Eles são super prestativos e cuidadosos com as informações oferecidas sobre cada atrativo.  

Eu gostei muito de conhecer o Buraco das Araras e de ver tantas araras juntas neste cenário tão diferente e instigante! Sou bem curiosa em relação a formações geológicas incomuns, então achei o lugar apaixonante. O guia que nos acompanhou era ótimo, foi nos passando várias informações interessantes sobre a fauna e flora local durante a trilha e sobre a dolina em si. 

Cliques pela trilha

O que levar?

Embora a trilha seja tranquila, é importante estar com roupas leves e confortáveis, tênis ou sandália fechada, e — muito importante! — chapéu ou boné. Você deve se preparar para pegar bastante sol, então é indispensável levar protetor solar. Repelente também é recomendado. Se você tiver um binóculos, também é legal levar para poder observar as aves e animais que vivem na dolina! O nosso guia nos ofereceu um, mas como era o mesmo para o grupo todo, não dava para usar por muito tempo.

Como chegar

O Buraco das Araras fica a 27 Km da cidade de Jardim e a 54 Km da cidade de Bonito.

Comentários

comentários

Você pode gostar também

Deixe seu comentário